Por que óculos de sol não certificados são um perigo para a saúde dos olhos?

domingo, 6 de novembro de 2011 0 comentários
A exposição à luz solar pode causar desde inflamações até o comprometimento mais grave da visão. Os cuidados com a pele, durante o verão, são preocupações bastante difundidas, mas elas não param por aí. As pessoas estão começando a se conscientizar de que é preciso cuidar da pele durante o verão, mas não devem esquecer que os olhos também necessitam de atenção.

Principais riscos

Além de não filtrarem o espectro total dos raios UVA e UVB, os óculos de baixa qualidade não oferecem garantia de proteção. Quando estamos no escuro, nossa pupila se dilata para facilitar a entrada de luz. A mesma coisa acontece quando utilizamos óculos com lentes escuras. Exatamente por esta razão, os óculos escuros de baixa qualidade podem ser danosos porque, além de não protegerem dos raios ultravioletas, dilatam a pupila, ampliando o campo de entrada para estes mesmos raios.


Eles não necessariamente induzem a problemas futuros, mas, sim, a uma acomodação ótica. O usuário tem que compensar a aberração da lente e isso gera um desconforto", explica o oftalmologista do Einstein, Dr. Adriano Biondi. Pela falta de garantia na fabricação, outro risco é o de apresentarem graus ou desníveis nas lentes, o que obriga o olho a gastar energia para corrigir a visão errada (ou "torta") provocada por elas.

Fontes:http://www.einstein.br/espaco-saude/em-dia-com-a-saude/paginas/oculos-de-sol-copias-nao-protegem-e-podem-causar-desconforto.aspx & http://www.atmosferafeminina.com.br/Colunistas/Andrea_Barbosa/Cuidado_com_os_olhos_no_Verao

0 comentários:

Postar um comentário