Ametropias : problemas com os olhos

domingo, 6 de novembro de 2011 0 comentários

O olho humano é um instrumento óptico altamente sofisticado, fazendo uma comparação com os atuais padrões tecnológicos atuais, podemos concluir que seu sistema de funcionamento pode ser comparado ao de uma câmera fotográfica, em que a pupila é o diafragma, o cristalino é a lente, e a retina seria o filme fotográfico em cores. Neste resumo, além do globo ocular, veremos alguns dos principais defeitos da visão e como corrigi-los (em alguns casos) através de lentes apropriadas.

Globo Ocular

CÓRNEA - membrana transparente em forma de calota esférica.
ÍRIS - espécie de diafragma com abertura central variável para controlar a entrada da luz no olho.
PUPILA - disco da abertura causada pela íris.
CRISTALINO - meio transparente com forma de lente biconvexa.
RETINA - membrana de natureza nervosa, sensível a luz, e está ligada ao nervo óptico.
NERVO ÓPTICO - Transmissor das sensações luminosas captadas pela retina para o cérebro.


A miopia, a hipermetropia e o astigmatismo são erros refractivos, ou seja, erros na capacidade que o olho tem de refratar a luz e focar os raios luminosos na retina.

A luz que devia ser focada na retina (ver figura 1 em que R significa retina e F o foco dos raios luminosos) passa, devido à existência destes erros a ser focada para cá da retina (no caso da miopia: ver figura 2) ou para lá da retina (no caso da hipermetropia: ver figura 3).


Figuara1 :emetropia:Olho sem problema


Figura2 :Miopia

Figura3 :Hipermetropia

Já o Astigmatismo é quando apessoa apresenta defeito na córnea, com raios de curvatura irregulares.Ocasionando uma visão manchada dos objetos.A correção é feita com o uso de lentes cilíndricas.


0 comentários:

Postar um comentário