O que é a luz ?

domingo, 16 de outubro de 2011 1 comentários
A luz é uma espécie de energia que viaja em ondas, é uma onda que é feita por eletricidade a vibrar e campos magnéticos. Muitos tipos de energia viajam em ondas, como por exemplo, o som é uma onde de ar a vibrar. A luz é uma pequena parte de um largo campo electromagnético vibratório, este campo é chamado de espectro electromagnético. A energia da radiação depende do seu comprimento de onde e frequência.

Comprimento de onda é a distancia entre os topos da onda.
Frequancia é o numero de ondas que passam a cada segundo.
Quanto maior o comprimento de onda da luz, mais baixa a frequancia e menos energia contem. A luz visível é a parte do espectrum electromagnetico que os nossos olhos conseguem ver. A luz do sol ou a luz de uma lampada pode parecer branca, mas é de facto uma combinação de cores. Nós conseguimos ver diferentes cores do espectrum dividindo a luz com um prisma, o espectrum é tambem visivel quando existe um arco-iris no céu. Em um dos lados do espectrum existem os vermelhos e os laranjas, estes mudam gradualmente para o amarelo, verde, azul, indigo e violeta. As cores têm diferentes comprimentos de onda, frequências e energias. o violeta tem o comprimento de onda mais pequeno no espectrum visivel, isso quer dizer que tem a frequencia mais alta, o vermelho tem o comprimento de onda mais comprida e a frequencia e a energia mais fraca.


Fontes:http://alienmind.wordpress.com/2006/09/18/o-que-e-a-luz/ e http://super.abril.com.br/revista/240a/materia_especial_261550.shtml?pagina=1

1 comentários:

Postar um comentário