Os 3r's

terça-feira, 1 de março de 2011 1 comentários

Reduzir, Reutilizar e Reciclar são as palavras-chave para quem quer ser um defensor do meio ambiente.

A Redução do lixo

A melhor forma de resolver um problema constante, como é o caso dos resíduos, é a de evitar o seu aparecimento. Uma das atitudes para reduzir a quantidade de lixo gerado é utilizando produtos fabricados de forma diferente, ou prolongando o tempo de vida útil do produto.

Define-se Redução como a introdução de novas tecnologias na exploração, transporte e armazenamento das matérias-primas, com o objetivo de reduzir ou, se possível, eliminar o desperdício dos recursos retirados do planeta.


A Reutilização do lixo

A Reutilização também é uma forma de redução, pois os produtos permanecem mais tempo em uso antes de serem descartados. Consiste no aproveitamento de produtos sem que estes sofram quaisquer tipos de alterações ou processamento complexos (só passam, por exemplo, por limpeza).

Existem inúmeras formas de reutilização, dependendo da criatividade do gerador. Os principais resíduos que podem ser reutilizados são embalagens e roupas, modificando sua aparência e finalidade. Faça de uma garrafa um vaso de plantas, ou de uma camisa velha um pano de chão.

Ainda que não se encontre uma forma imediata para a reutilização, muitos produtos devem ser considerados como reutilizáveis e então serem guardados para um momento posterior. Ao invés de jogar fora algum objeto “velho” e “sem valor” procure uma instituição de caridade que com certeza fará bom uso de qualquer doação.



A Reciclagem do lixo

Quando não é mais possível (MESMO) reaproveitar um produto, a terceira e última alternativa é aproveitar a matéria prima que o constitui, ou seja, fazer uma reciclagem.
A Reciclagem consiste na reintrodução, no processo produtivo, dos resíduos, quer esses sejam sólidos, líquidos ou gasosos para que possam ser reelaborados, dentro de um processo produtivo, gerando assim um novo produto idêntico ou não ao que lhe deu origem. O objetivo é, também, evitar o encaminhamento destes resíduos para o lixo.



fontes : http://www.tre-rn.gov.br/nova/inicial/links_especiais/coleta_seletiva/treserres.htm

1 comentários:

Postar um comentário