O que é febre?

quinta-feira, 26 de maio de 2011 1 comentários
Febre é um sintoma médico que descreve uma temperatura corporal elevada para níveis acima do normal. A febre é mais precisamente caracterizada pela elevação temporária do ponto termo-regulatório, geralmente entre 1–2°C. Febre difere de hipertermia, na qual a elevação da temperatura corporal está acima do ponto termo-regulatório (devido à produção de calor, termo-regulação insuficiente, ou ambos). A pessoa que está desenvolvendo febre tem sensação de frio, elevação na freqüência cardíaca, e pode ter calafrios. A febre é um dos mecanismos do organismo para neutralizar a ameaça dentro do corpo de bactérias ou vírus.

Quando um paciente tem suspeita de febre, sua temperatura corporal é medida com termômetro. Febre está presente se:
* temperatura no ânus ou dentro do ouvido for maior que
38,0°C,
* temperatura na boca é maior que
37,5°C,
* temperatura abaixo na axila maior que
37,2°C.

Entretanto, há muitas variações na temperatura corporal normal, e ela flutua durante o dia. Isso precisa ser considerado quando medir a febre. Em mulheres a temperatura varia de acordo com o ponto do ciclo menstrual. A temperatura corporal também é maior depois da refeições.

Tipos de febre

A febre de um modo geral é classificada por conveniência como:
* febre baixa
: 38–39° C,
* febre moderada: 39–40° C,
* febre alta: 40-42° C,
* hiperpirexia: >42° C. A hiperpirexia é uma emergência médica porque se aproxima do limite máximo compatível com a vida humana.

Tratamento

Embora a febre seja uma resposta imunológica própria do organismo contra algum mal, a medicina moderna chegou a desenvolver algumas drogas chamadas de antipiréticos que podem reduzir a febre a níveis tolerados. Os antipiréticos mais comuns são o paracetamol e a dipirona. No interior do Brasil a febre é controlada com a ingestão de folhas de frutos cítricos em infusão ou por meios mais naturais como banhos frios.


Fontes: http://www.copacabanarunners.net/febre.html & http://pt.wikipedia.org/wiki/Febre

1 comentários:

Postar um comentário