quinta-feira, 5 de maio de 2011 1 comentários

Começamos a segunda unidade postando umas Reportagens do nosso grupo que seria para serem colocadas no portal positivo,mas como na nossa equipe nós não conseguimos o feito, postaremos aqui :

começamos com a postagem de:

Murilo, que fez uma reportagem sobre a astrobiologia

"Astrobiologia

“Será que pode haver vidas em outros planetas?”

A astrobiologia ou exobiologia é um ramo da astronomia muito abordado e considerado com muita seriedade atualmente, pois ela investiga a existência de vidas no plano extraterrestre.

Um fator muito importante é que com o estudo da astrobiologia é estudado a possibilidade de haver condições de vida nos planetas e se pode haver a existência de vidas, com isso a astrobiologia traz avanços tanto para a astronomia quanto para a biologia, alguns cientistas afirmam que a “astrobiologia já trouxe muitos avanços para a astronomia”.

Todo trabalho da astrobiologia começou na década de 60 e com o passar dos anos foi aprimorado com novas pesquisas feitas pela NASA, que uma é uma agência do Governo dos Estados Unidos da América, criada em 29 de julho de 1958, responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial. Na astrobiologia como outras ciências sempre tem projetos, que são elaborados com o intuito de descobrir novas informações, no caso da astrobiologia os estudos são feitos para tentar descobrir a existencia de vida em outros planetas."

Agora a reportagem feita por walber, que citou a descoberta feita por astrônomos de planetas de outra galáxia:

Astrônomos encontram primeiro planeta vindo de outra galáxia

Astrônomos europeus informaram ter encontrado pela primeira vez um planeta com origem fora da Via Láctea.Com um nome meio estranho, HIP 13044 b, ele está a 2.300 anos-luz de distância da Terra e tem 1,25 vez o tamanho de Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar. Ele gira ao redor de uma estrela pouco menor que o Sol e completa uma órbita a cada 16 dias – ou seja, cada ano dura cerca de meio mês terrestre. Por estar muito perto da estrela, os astrônomos acreditam que ele seja bastante quente e talvez esteja no fim de sua vida.

O planeta foi localizado por um telescópio do laboratório europeu em La Silla, no Chile, a 2.400 metros de altitude e 600 km ao norte de Santiago.

O estudo foi publicado defendia a teoria de que tanto o planeta como a estrela em torno da qual ele orbita sejam parte da corrente Helmi, grupo de estrelas que sobreviveu depois de sua galáxia-anã ser absorvida pela Via Láctea, há 9 bilhões de anos. Objeto orbita estrela que hoje pertence à Via Láctea, mas estava em outra região galáctica bilhões de anos atrás.

Nos últimos 20 anos, os pesquisadores investiram pesado na descoberta de planetas fora do Sistema Solar, hoje são mais de 500. Nenhum porém foi “tão fascinante” como esse.

E para finalizar nosso amigo Silasfé falou sobre a diferença entre astrônomia e geologia:

Geologia e astronomia

O que é geologia?

Geologia como ciência física, procura decifrar a historia geral da terra, desde o momento de sua formação até o presente; utiliza-se para tanto, das informações físicas, químicas e biológicas contidas nas rochas.

Principais estudos da ciência geológica são?

- Mineralogia e cristalografia;

-Petrologias: magmáticas, metamórfica e sedimentar;

-Vulcanologia;

-Sedimentologia;

-Estratigrafia;

-Geocronologia;

-Paleontologia;

-Hidrogeologia;

-Geomorfologia;

-Tectônica de placas;

-Geologia estrutural;

-Geologia econômica;

-Geofísica;

-Geoquímica;

-Pedologia.


A diferença é que astronomia é a ciência que trata da constituição, da posição relativa e dos movimentos dos astros.

Quando juntamos os dois formam a astrogeologia que é a ciência que estuda a aplicação da geologia ao estudo do solo dos astros, particularmente da lua.

logo aqui em baixo estão as fontes usadas pelos membros da equipe para faserem suas reportagens:

Fonte: www.portalciencia.net ; http://caducando.wordpress.com/2009/07/26/astrobiologia-por-onde-comecar-a-procurar-novas-formas-de-vida/ ; http://www.infoescola.com/ciencias/astrobiologia/; www.wikipedia.org;http://origins.swau.edu/papers/geologic/language/portuguese/index.html;

1 comentários:

  • GRIFFO disse...

    Muito bem senhores, fizeram direitinho o que foi pedido, infelizmente a publicação no portal realmente não vai dar, estava programado para começar em março mas o próprio portal não disponibilizou o link para publicação.

Postar um comentário