O que é cosmologia ?

domingo, 20 de fevereiro de 2011 1 comentários

Cosmologia é uma ciência , ou ramo da astronomia, que estuda a origem, estrutura e evolução do Universo a partir da aplicação de métodos científicos.


O modelo cosmologico padrão :

Atualmente, acredita-se que o universo possua uma idade de aproximadamente 14 bilhões de anos, que esteja em expansão acelerada e que seja aproximadamente homogêneo (nenhuma posição no espaço é diferente das demais) e isotrópico (suas características são as mesmas em qualquer direção) em grandes escalas. Isso significa que, embora existam grandes aglomerações de matéria em estrelas, galáxias e grupos de galáxias (objetos pequenos quando comparados com o tamanho do universo), se calcularmos a densidade média em volumes bem maiores que os ocupados por um desses objetos, ela não deve variar muito de uma região do espaço à outra. Acredita-se que, no passado, o universo tenha sido ainda mais homogêneo que hoje, e que as grandes inomogeneidades observadas hoje (galáxias, por exemplo) surgiram de pequenas diferenças que cresceram, ao longo do tempo, por colapso gravitacional .

Também se acredita, baseado principalmente nas observações da radiação cosmica feitas pelo satelite WMAP, que o universo possua uma geometria plana, em contraposição à geometria em espaços curvos proposta por Bernhard Riemann, com base na geometria diferencial. De maneira simples, isso significa que dois raios de luz paralelos devem continuar para sempre paralelos. Em espaços curvos do tipo fechado, por exemplo, esses raios irão convergir, enquanto que em espaços curvos abertos, eles irão divergir.

Quanto à sua composição, dados provenientes da observação da radiação cósmica de fundo, de supernovas, da abundância de elementos químicos e da quantidade de estruturas em grandes escalas, principalmente, indicam que 74% do universo é composto por um tipo exótico de matéria chamado de energia escura, 22% por outro tipo de matéria desconhecida chamada matéria escura e 4% por matéria ordinária, na forma de gás, poeira, estrelas e outros corpos celestes e seus agrupamentos (como as galáxias).Cosmologia é uma ciência , ou ramo da astronomia, que estuda a origem, estrutura e evolução do Universo a partir da aplicação de métodos científicos.


O futuro da cosmologia :

A cosmologia associada a outros ramos de pesquisa, como a informática e eletrônica , está cada vez mais aumentando seu nível de complexidade.

Com o advento do avanço das ciências de computação e a união de engenharias das mais diversas, existem estudos para a construção de um supercomputador interligado a outros espalhados pelo planeta onde se possa construir um universo virtual e se observar sua dinâmica.

Muitas Universidades no mundo estão empenhadas no projeto do Universo virtual que poderá ser o grande passo para a pesquisa cosmológica do século XXI.



1 comentários:

  • GRIFFO disse...

    Este é um dos assuntos mais interessantes da Astronomia, permite vc focar em um só tema ou ainda se quiser falar um pouco de um monte de coisa.

    Resumindo, vamos dar mais vida a isso aqui, temos pouca ilustração e muito texto!

Postar um comentário