Amortecedores de automóveis

terça-feira, 8 de junho de 2010 1 comentários

Amortecedor

O que é:

É uma peça do veículo destinada ao controle das oscilações da mola e também visa manter a roda em contato contínuo com o chão.

Qual a função:

Reduzir o atrito das rodas e o chão, sustentar variaçãos de nível da pista de rolamento e manter o automóvel seguro principalmente em curvas.

tipos de amortecedores:

amortecedor4.JPG (21224 bytes)
Amortecedor de Fricção
Freia nos dois sentidos as oscilações do feixe de molas, graças ao atrito provocado por dois ou mais discos comprimidos por uma mola bastante forte.


amortecedor5.JPG (14224 bytes)
Amortecedor de Cinta
Constituído por uma polia envolta por uma cinta, ligada à parte central do feixe de molas; exercia ação somente na fase de distensão.

amortecedor2.JPG (16572 bytes)
Amortecedor Hidráulico com Alavanca
É um corpo cilíndrico cheio de óleo, onde um êmbolo desliza acionado por um balancim em cujo eixo de rotação está montado o braço de comando ligado ao feixe de molas.

amortecedor3.JPG (16308 bytes)
Amortecedor Hidráulico com êmbolo rotativo (Houdaille)
Consiste em um pistão com dois lobos que gira num grande corpo cilíndrico cheio de óleo; o movimento do feixe faz rodar o pistão através de um braço e uma biela.

amortecedor1.JPG (14835 bytes)
Amortecedor Hidráulico (Tipo Lancia)
É um amortecedor hidráulico incorporado à suspensão dianteira, com corpo cilíndrico fixo, por dentro do qual desliza um êmbolo ligado à parte móvel da suspensão.

amortecedor.JPG (24354 bytes)
Amortecedor (Sistema Citroën)
Não têm a forma própria do cilindro telescópico. Na suspensão, já circula o líquido cujo movimento é impedido pelas pequenas válvulas calibradas que funcionam como amortecedores.

amortecedor0.JPG (23480 bytes)
Amortecedor (Sistema Hydrolastic)
Funcionam como no sistema Citroën (acima)

Fonte: http://www.carroantigo.com/portugues/conteudo/curio_amortecedor.htm

1 comentários:

Postar um comentário